Resíduos Sólidos

2º Fórum Municipal Lixo e Cidadania debateu gestão sobre resíduos sólidos em Gurupi

O Fórum é um espaço aberto para qualquer pessoa ou instituição que atue sobre o tema, possa participar e contribuir de forma colaborativa com a gestão e manejo apropriado dos resíduos sólidos em Gurupi

10/12/2018 18h30
Por: Redacão
Fonte: Secom/Gurupi
643

Na tarde desta segunda-feira (10), a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo, realizou o 2º Fórum Municipal Lixo e Cidadania. A ação reuniu representantes de instituições com atuação relacionada ao tema para debater a gestão do município sobre os resíduos sólidos.

“O Fórum é um espaço aberto para qualquer pessoa ou instituição que atue sobre o tema, possa participar e contribuir de forma colaborativa com a gestão e manejo apropriado dos resíduos sólidos em Gurupi e este espaço será permanente para debates e proposições com o intuito de avançarmos em ações concretas que visam o desenvolvimento sustentável de Gurupi”, explicou o Analista ambiental do município, Diego Rocha.

Na oportunidade houve apresentação de como está sendo utilizado o Aterro Sanitário de Gurupi e o projeto para expansão da coleta seletiva no município. Após as apresentações, foi aberto o espaço para questionamentos e sugestões dos participantes. “Precisamos buscar soluções para aproximar a comunidade do tema coleta seletiva, o lixo é um problema de todos”, ressaltou Diego.

Estiveram presentes na reunião representantes de secretarias municipais de Gurupi, de empresas que prestam serviço de descarte de entulho e catadores de materiais recicláveis que buscam melhorar as possibilidades de trabalho com o apoio do município. Também participaram professores e estudantes universitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Foram apresentados e empossados os membros que irão compor o Fórum, apresentado e discutido o regimento interno que mostra como funcionará o Fórum permanente.  

Fórum Municipal

O Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Gurupi tem caráter permanente de discussão, proposição, sensibilização, capacitação e apoio técnico para a gestão de resíduos sólidos no município, segundo os princípios do Programa Nacional Lixo e Cidadania, envolvendo entidades públicas, privadas, governamentais, não governamentais de representação social, relacionadas à questão.

São objetivos do Fórum:

- Contribuir para erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes no lixo;

- Apoiar e fortalecer o trabalho de catadores através da coleta seletiva, da reutilização e da reciclagem dos resíduos sólidos;

- Contribuir para a estruturação da cadeia produtiva de reciclagem;

- Contribuir para a reabilitação e restauração das áreas degradadas por deposição irregular de resíduos sólidos;

- Compartilhar com a sociedade a responsabilidade na gestão dos resíduos sólidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.